As viagens de trem de ferro, como nos velhos tempos, poderão ser revividas em breve, no trecho de Minas Gerais Rio de Janeiro, para os que apreciam esse tipo de viagem
24-12-2024 às 09h22
Direto da Redação
Só as gerações mais novas, que, por serem novas não conheceram o gostinho de uma viagem de trem. No máximo, podem ter experimentado o metrô de Belo Horizonte, o que já é uma pitada de experiência, mas não viveram a época da predominância do trem de ferro como meio de transporte.
Quando o trem era o principal meio de transporte, baianos o tomavam na capital Salvador e adentravam o território mineiro pelo município de Monte Azul e vinham até Belo Horizonte, e se quisessem ir até o Rio de Janeiro, era só fazer a baldeação como se dizia, por meio do “trem Vera Cruz”.
Era um trem elétrico da cor do alumínio, com todo o conforto possível da época, quando então chegavam os primeiros carros, que eram chamados de “furecas”. Foi no governo de JK que os trens perderam espaço para os veículos automotores, e o presidente teve de abrir estradas para o tráfego deles.
Mas o trem poderá ser parcialmente resgatado para viagens turísticas entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, como nos velhos tempos. Será de 37 quilômetros o primeiro trecho, o de Três Rios ao município mineiro denominado Chiador. A expectativa é a de que isso aconteça em 2025.
E tudo começou em 2016, idealizado por Paulo Henrique do Nascimento, que faleceu em 2018.
O itinerário, pelo projeto original, é de 168 km. Passa por municípios como Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Sapucaia, Chiador e Três Rios. A previsão é de que o primeiro trecho esteja pronto a operar ainda no primeiro semestre. Um Contrato Operacional Específico (COE), que possibilita a operação da rota já foi assinado.
O trem turístico vai significar investimento de R$ 36 milhões por parte da concessionária VLI , que também cedeu à Amigos do Trem -–Organização da Sociedade Civil de Interesse Público–- quatro locomotivas, uma oficina ferroviária em Recreio (RJ), pátios e linhas de manobra.
A rota turística deve ter 15 carros de passageiros. Em cada um desses trens, serão 9 composições, com a capacidade de transportar até 837 pessoas por viagem.
MUSEU FERROVIÁRIO
Outro tema interessante é o “Museu Ferroviário”, inaugurado em Sertãozinho, na região de Ribeirão Preto (SP). Fica na estação de trem de Sertãozinho, da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, inaugurada no dia 1° de agosto de 1899.
Em 1906, dia 25 de novembro foi inaugurado o ramal de Sertãozinho até a Estação Francisco Schmidt, na Fazenda Vassoural que pertencia ao município.