Nas redes sociais, os comentários foram vários, com as pessoas pondo em dúvida a decisão e ao mesmo tempo fazendo as mais diversas insinuações, pejorativas
15-11-2024 às 09h00
Direto da Redação
Um impacto semelhante ao do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), gerou a decisão do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, na regional de Ponte Nova (MG) que absolveu as mineradoras Samarco, Vale S.A. e BHP pelo desastre que matou 19 pessoas e causou destruição ambiental sem precedentes. O desastre ocorreu no dia 5 de novembro de 2015, e foi considerado uma das maiores tragédias ambientais do País.
Na decisão, a justificativa para a absolvição foi baseada
na “ausência de provas suficientes para estabelecer a responsabilidade criminal” direta e individual de cada réu envolvido no caso. A informação foi publicada pela regional de Ponte Nova (MG) nesta quinta-feira.
Evidentemente, o que foi decidido não vai alterar em nada o acordo acertado em outubro na esfera civil, como forma de reparação pelos escandalosos danos que a tragédia causou, com repercussão no mundo inteiro.
Nas redes sociais, os comentários foram vários, com as pessoas pondo em dúvida a decisão e ao mesmo tempo fazendo as mais diversas insinuações, pejorativas inclusive quanto a maneira de se fazer justiça em Minas Gerais e no Brasil.
Há quem veja nessa decisão uma brecha para justificar ocorrências de desastres semelhantes, porque essa questão de barragem é feita com uso de água, caso haja um novo rompimento, os estragos já são conhecidos.