Santauário da Serra da Piedade, região metropolitana de BH - créditos: Agência Minas
01-02-2026 às 09h42
Wagner Liberato*
O volume de atividade turística no estado teve alta de 0,3% em novembro na comparação com o mês de outubro, que havia registrado 0,5% de crescimento em relação a setembro. A atividade tem alta desde o mês de setembro em Minas Gerais.
A informação está na análise do Núcleo Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizada sobre os números mais recentes da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. No contexto nacional, o crescimento do turismo foi de 0,2% em novembro.
Na comparação anual, mês de novembro de 2025 com novembro de 2024, o turismo do estado registrou uma desaceleração de (-5,4%). O desempenho foi abaixo do último ano, quando houve uma aceleração de 4,6% em relação a novembro de 2023. A comparação anual mostra crescimento do turismo no país à taxa de 2,1%.
Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, destaca o resultado observado no volume de atividade turística de Minas Gerais, que superou a média nacional em 0,1 ponto percentual na comparação mensal (novembro frente a outubro do ano corrente). “Esse resultado evidencia um desempenho relativamente mais robusto que o observado nesta ótica de comparação para o Brasil. Entre os fatores que contribuíram para essa evolução, destaca‑se a influência de datas especiais do calendário varejista, especialmente a Black Friday que ocorre no mês de novembro e, tradicionalmente, é marcada por diversas promoções. Desta forma, é possível notar que o mês de novembro apresentou um cenário favorável não apenas para o comércio, mas também para o setor de serviços, com destaque também para o turismo, que se beneficiou do maior dinamismo econômico gerado pela data”, conclui Gonçalves.
No acumulado do ano, janeiro a novembro de 2025, Minas Gerais registra queda no volume de atividade turística de -3,9%, refletindo variação menos expressiva para o ano corrente. No período, houve alta de 5,0% no contexto nacional.
No acumulado de 12 meses – dezembro de 2024 a novembro de 2025 -, o volume de atividade turística apresenta retração de -3,0% no estado. No país, a média de crescimento ficou em 5,5%.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Wagner Liberato é Assessor de comunicação social da Fecomercio-MG

