Donald Trump, presidente dos EUA - créditos: Info Monay
31-01-2026 às 09h46
Alberto Sena
Sabe quando um chefe de Estado que se acha o todo poderoso perde poder? Quando ele passa a ser ignorado.
E sabe qual é o exemplo mais próximo disso? O presidente dos Estados Unidos da América do Norte (EUA), Donald Trump.
Ficou tão antipatizado no mundo que até parece, conscientemente, trabalha para a evolução do Brics, que, além de ganhar adeptos, derrubou o dólar drasticamente e vai derrubar ainda mais porque as negociações são feitas a partir das moedas locais dos respectivos países membros.
Trump pode ter todo o dinheiro do mundo, mas a capacidade de ser um dirigente cordial, que vem a fim de transformar para melhor o mundo, não! Se já estava ruim, ele simplesmente conseguiu piorá-lo um tanto mais.
Evidentemente, em um mundo piorado as consequências recaem sobre todos inclusive os que, como Trump, são problema quando têm tudo para ser solução e assim os EUA poderiam dar mais alguns passos adiante. Digo isso porque, agora, simbolicamente, terá de percorrer os 10 mil quilômetros das Muralhas da China para se safar.
Não adianta querer enfrentar a sabedoria com a força bruta. Trump precisa assimilar é que são milênios de experiência e sabedoria a negociar com quem possui só 500 anos de existência.
Desde o início do mandato de Trump venho falando o quanto ele é nocivo e está cada dia mais complicando a vida dos norte-americanos, onde até as árvores explodem tamanho é o rigor do inverno.
Faço mais uma vez o alerta aos cidadãos norte-americanos, ou eles cassam o mandato de Trump, porque motivos ele já deu de sobra, ou ele vai querer aplicar um golpe de estado bem no estilo do que Bolsonaro quis dar aqui, naquele 8 de janeiro, para implantar uma ditadura ou o nazismo, regime que Trump parece se identificar mais.
O mundo percebe que a reação interna contra Trump cresce tanto quanto às desconfianças em relação a ele no exterior, tanto na Europa, América do Sul, Rússia, México e Canadá, mas principalmente na China de Xi Jinping.
Trump, tanto quanto os seus iguais, pensa só em si mesmo e quase dobrou a fortuna só nesse primeiro ano de mandato. Se ele perdurar no poder até o fim, é possível que esteja tão rico que vai regurgitar dinheiro por todos os orifícios.
*Alberto Sena é jornalista e escritor

