Créditos: Reprodução
29-01-2026 às 11h04
Direto da Redação*
Inteligência artificial e ciência de dados, segurança marítima e portuária, estratégia e planejamento portuário, sustentabilidade e descarbonização são alguns dos temas que serão abordados durante a realização do IX Simpósio de Gestão Portuária 2026 (SGP 2026).
O simpósio será realizado em São Luís, no Maranhão, estado que possui o maior complexo portuário do Brasil. E mesmo em volume, já se consolida também. A essa altura, com a realização do IX Simpósio de Gestão Portuária (SGP 2026), se destaca como “um dos principais polos de debate técnico e científico do setor portuário brasileiro”.
Além dos temas relacionados acima e que serão abordados durante o evento estão outros como inovação e transformação digital, logística e cadeias globais de suprimentos, governança, regulação, infraestrutura, relação porto-cidade, gestão de riscos, ESG e políticas públicas.
A Universidade Federal do Maranhão realiza o evento, intermediada pelo LabPortos, que nesta oportunidade, em colaboração com o Observatório de Segurança Marítima, núcleo de pesquisa constituído no âmbito do Projeto Governança e Proteção da Amazônia Azul® (Pró-Defesa V) que tem a Escola de Guerra Naval como instituição líder.
O SGP conta com o reconhecimento de lideranças públicas e privadas, pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o país, e só o fato de chegar à IX diz tudo. Mas é bom informar que mantém o compromisso com a produção e a difusão de conhecimento aplicado, com o fortalecimento institucional do setor e a construção de soluções estratégicas para os desafios contemporâneos dos portos e sistemas logísticos.
Reconhecido por reunir lideranças públicas e privadas, pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o país, o SGP chega à sua nona edição mantendo o compromisso com a produção e a difusão de conhecimento aplicado, o fortalecimento institucional do setor e a construção de soluções estratégicas para os desafios contemporâneos dos portos e sistemas logísticos.
Na verdade, o evento deverá ser uma continuação da trajetória de debates travados na edição do ano de 2018, oito anos depois, quando tratou de temas como como Inovação Portuária, Porto 4.0, Desenvolvimento Portuário, Relação Porto-Cidade, Sustentabilidade e ESG, consolidando o SGP como um dos principais fóruns nacionais dedicados à gestão portuária.
A programação do IX SGP 2026 contará com painéis técnicos, palestras, mesas-redondas, apresentações de artigos científicos e cases, minicursos, visitas técnicas.
Para apoiar as apresentações o simpósio vai contar com painéis técnicos, palestras, mesas-redondas, apresentações de artigos científicos e cases, minicursos, visitas técnicas.
Tudo dirigido a um público composto por agentes públicos e privados do setor portuário e marítimo, gestores de infraestrutura, profissionais de logística, engenheiros, administradores, pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, além de representantes de associações, empresas e órgãos reguladores.
*Mais informações com sergio.cutrim@ufma.br Coordenação Geral do Simpósio de Gestão Portuária 2026.

