Créditos: Reprodução
22-01-2026 às 11h28
Direto da Redação*
O Instituto Brasileiro de Estudos de Varejo (IBEVAR) e a FIA Business School divulgaram hoje suas projeções para as vendas no varejo, apontando expectativas de crescimento moderado em janeiro de 2026. As previsões indicam um aumento de 0,06% no varejo restrito e de 0,77% no varejo ampliado em comparação ao mês anterior.
Expectativas por Segmento
A análise, baseada em dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE, revela as seguintes expectativas para os principais segmentos do varejo:
Varejo Restrito:
Alimentos e Bebidas: Espera-se um crescimento de 1,35%, impulsionado pela demanda constante por produtos essenciais e pela recuperação da confiança do consumidor.
Roupas e Acessórios: Projeção de aumento de 0,59%, refletindo uma leve recuperação na moda, à medida que as famílias voltam a investir em vestuário.
Eletrodomésticos: A expectativa é uma leve retração de -1,90%, sinalizando uma desaceleração nas compras de itens duráveis, possivelmente atrasada pela incerteza econômica.
Móveis: Projeção de crescimento de 0,37%. A demanda por móveis continua devido ao desejo das famílias de melhorar seus lares, embora com cautela.
Cosméticos e Cuidados Pessoais: Espera-se um crescimento de 1,08%, indicando uma maior disposição dos consumidores para investir em autocuidado.
Varejo Ampliado:
Incluindo categorias como automóveis e materiais de construção, a expectativa é de um crescimento médio de 0,77%, beneficiando-se da recuperação do setor da construção e do aumento nas vendas de veículos.
Expectativas Gerais e Contexto Econômico
A variação acumulada no ano está projetada em torno de 1,42%, refletindo um ambiente de adaptação e superação dos desafios enfrentados pelos consumidores. Apesar de algumas previsões de queda, o estudo sugere que o varejo como um todo ainda possui espaço para crescimento. especialmente a inflação em desaceleração.
Claudio Felisoni, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School reforça que: “Em um cenário econômico incerto, as estratégias inovadoras e adaptativas serão cruciais para os varejistas”. Continua ele: “É vital que os comerciantes desenvolvam abordagens centradas no consumidor e se adaptem rapidamente às flutuações do mercado para capturar as oportunidades de crescimento”
Sobre a FIA Business School – Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público – uma referência no Brasil e no mundo. Porque ensina você a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo – no mundo dos negócios e na sociedade. Sua fundação se deu por professores da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-USP) com a missão de desenvolver e disseminar o conhecimento e as melhores práticas em Administração. Os MBAs da FIA são credenciados pela AMBA (Association of MBAs), sediada em Londres e, desde 2004, frequenta as publicações internacionais de melhores MBAs, e EuropeanCEO. A graduação em Administração de Empresas foi avaliada pelo ENADE como a melhor em Administração em Negócios na cidade de São Paulo, e alcançou por três vezes consecutivas 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante.

