Ipsemg melhora atendimentos - créditos: Agência Minas
16-01-2026 às 08h22
Direto da Redação
Os beneficiários do Instituto de Previdência Social do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) tem motivos para rir até às orelhas com a instituição de novos exames clínicos e patológicos, no Hospital Governador Israel Pinheiro.
Se antes o modelo de autogestão oferecia a possibilidade de os beneficiários realizarem 194 tipos de exames. Agora, no modelo novo poderão ser realizados 504 tipos de exames, o que significa aumento de 62% da cobertura.
As novidades de acréscimos de mais 310 tipos de exames estão valendo desde o dia 12 deste janeiro de 2026. Com a mudança os pacientes internados no Israel Pinheiro contam com a comodidade de realizar exames eletivos com mais “pontos” de coleta na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Esse novo formato o número de “pontos” ou postos de coleta dos exames, dois no HGIP e um no Centro de Especialidades Médicas, o CEM. A iniciativa de retomar o laboratório, segundo a gerente Marcella Amorim, com a contratação completa do serviço, surgiu a partir do diagnóstico feito pela equipe de saúde, em 2024. Na ocasião, se concluiu que autogestão custava mais caro para os beneficiários do que a contratação de uma empresa especializada.
Para se ter uma ideia da economia os exames ao custo médio de quase R$ 19,00 para o Ipsemg e o beneficiário, caíram para R$ 14,67, em média, o que viabilizou o aumento de 220 mil novos exames ao ano para atendimento aos beneficiários. Ainda com toda essa quantidade de novidades, Ipsemg ainda passará a fazer mais tipos de exames. Ao que parece, o dinheiro do servidor público vem sendo usado com mais critério.
Fonte: IPSEMG

