28-12-2025 às 15h10
Sérgio Moreira*
Realmente o turismo tem que incrementar, inovar, desenvolver a cada dia par atrais os turistas. Com investimento de R$ 1 milhão 300 mil, o Volitan promete revolucionar o transporte no Amazonas. O barco voador terá autonomia de percorrer 550 km sem precisar de reabastece. A velocidade média será de 150 km por hora. O primeiro modelo terá condições de levar 4 passageiros.
A startup AeroRiver pretende iniciar em junho de 2026 os testes no Volitan, o primeiro barco voador do Brasil que será usado no transporte de passageiros pelos rios da Floresta Amazônica.
Viagem em 3 horas – O barco voador fará o trajeto entre Manaus e Parintins, no interior do Amazonas, em três horas. Uma embarcação convencional realiza essa viagem em aproximadamente 18 horas. Lembrando que o acesso ao município de Parintins é somente por avião ou barco.
Um protótipo do barco voador já realizou testes em rios do estado do Amazonas. Os testes foram sem tripulação. As peças do Volitan que iniciará os testes em junho do ano que vem estão sendo fabricada em São José dos Campos (SP) e a montagem do barco voadaor será em Manaus.
500 metros para decolar dos rios – Segundo Lucas Guimarães, engenheiro mecânico, e um dos idealizadores do projeto, o barco voador precisa de apenas 500 metros para decolar dos rios. A altitude será de até 5 metros acima da água.
Outra característica do Volitan é capacidade de realizar as curvas pelos rios da Floresta Amazônica sem precisar de pousar. As primeiras viagens com passageiros deverão ser iniciadas no início de 2027.
As passagens devem custar cerca de 10% a mais que o barco convencional. O projeto original da startup é de desenvolver um Volitan com a capacidade de transportar até 10 passageiros.
leia o site de notícias do jornal diariodeminas.com.br
Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para sergio51moreira@bol.com.br

