Dom Pedro II: seus 200 anos de nascimento é celebrado pelo IHGMG - créditos: IHGMG
30-11-2025 às 12h00
Samuel Arruda* – Direto do IHGMG em Belo Horizonte
Em Seção solene o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais celebrou ontem (29-11) os 200 anos de nascimento de Dom Pedro II. Os trabalhos foram conduzidos pelo seu presidente, doutor Antônio Marcos Nohmi, que depois de compor a mesa e com plenário repleto de convidados, imprensa e autoridades, músicos do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais executaram o hino nacional Brasileiro.
Em seguida, o presidente da mesa se dirigiu a todos com um breve relato sobre as celebrações:
“Sejam acolhidos na Casa de João Pinheiro, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais – a mais antiga instituição cultural em funcionamento em Minas Gerais.
Esta Casa vive da memória, do amor pela história e do compromisso daqueles que acreditam que um povo só permanece vivo quando preserva suas raízes.
Hoje nos reunimos em deferência aos duzentos anos do nascimento de Dom Pedro II, um homem de sabedoria, de cultura e de profundo amor ao Brasil, que fez da educação, da ciência e do respeito às instituições e à Constituição o alicerce de sua trajetória.
Dom Pedro II visitou Minas Gerais algumas vezes, porém, não como espectador.
Cruzou-a como aprendiz da terra e do povo. Subiu montanhas, visitou vilas, atravessou cidades, contemplou igrejas, escutou os sinos de Mariana (onde chegou a passar a semana santa), Ouro Preto, Sabará, Lagoa Santa, Santa Luzia, Congonhas, e fez de Minas um dos centros de sua reflexão sobre o Brasil. Por aqui, dizem (literalmente) até caiu do cavalo.
Em Minas, Dom Pedro encontrou o silêncio das montanhas e o clamor da história. Aqui compreendeu o peso da tradição e a grandeza da cultura interiorana que moldou o espírito brasileiro.
A solenidade de hoje se desenvolve em dois momentos: a entronização do busto de Dom Pedro II e, em seguida, a conferência do professor Paulo Rezzutti, a quem agradeço, de forma especial, por ter vindo de São Paulo exclusivamente para estar conosco, honrando este Instituto com sua presença.
Agradeço, ainda, publicamente e com sincera emoção, ao Desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, porque doador do busto que hoje passa a integrar esta Casa; aos confrandes Hugo de Castro Machado, Arthur Bambirra, que ajudaram diretamente na organização deste evento, e ao confrade Osório Couto, doador da histórica Bandeira do Império do Brasil ao IHGMG, e registro um cumprimento respeitoso à Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, cuja presença muito nos honra.

Afinal, Dom Pedro II é Patrono do Copo de Bombeiros de Minas Gerais, (aliás, é patrono de todos dos Bombeiros do Brasil) , tendo instituído em 1856, o primeiro Corpo de Bombeiros do país, por meio do Decreto Imperial nº 1.775 – fato que confere ainda mais significado à presença da corporação nesta solenidade.”
Estas foram as palavras do presidente, Antônio Marcos Nohmi que deram início à celebração em homenagem ao monarca Dom Pedro II.

Marco Antônio Nohmi, presidente do IHGMH e Soelson B. Araújo CEO do Diário de Minas
*Samuel Arruda é jornalista e articulista

