Dia Nacional do Doador de Sangue - créditos: divulgação
25-11-2025 às 15h15
Direto da Redação
Para marcar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25/11), o Hemocentro de Belo Horizonte realiza, ao longo desta semana, uma programação especial ao público que ajuda a manter os estoques e salvar vidas no estado.
Nesta terça-feira (25/11), a partir das 10h, está programada a apresentação da banda da Guarda Municipal de BH. Na quinta-feira (27/11), às 10h, a música fica por conta da banda do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
Nesse dia, também está prevista a presença do Raposão, mascote do Cruzeiro. Já na sexta-feira (28/11), haverá a apresentação da banda do Exército Brasileiro, às 10h.
Além disso, durante toda a semana será feita a distribuição de lembranças alusivas à doação de sangue, além de lanche especial, brincadeiras e sorteios.
Para doar sangue
As doações devem ser agendadas online ou pelo aplicativo MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para liberar o horário a outro candidato. As condições e restrições para doação de sangue estão disponíveis no site da Hemominas.
Entre os critérios básicos, destacam-se:
· Estar em boas condições de saúde;
· Ter entre 16 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização disponível no link: Doação 16 e 17 anos. A partir de 61 anos, o candidato precisa comprovar pelo menos uma doação anterior;
· Pesar mais de 50 kg;
· Estar bem descansado no momento da doação;
· Estar alimentado; após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar três horas para realizar a doação;
· Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
· Não ter sido exposto a situações de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
· Não ter tido hepatite após os 11 anos;
· Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, CPF, filiação e assinatura.
Fonte: Secom-MG

