Créditos: Divulgação
17-11-2025 às 10h26
Sérgio Mloreira*
Em um ano especialmente simbólico, em que Adélia Prado celebra 90 anos de vida e o Minas Tênis Clube comemora seus 90 anos de história, o Letra em Cena dedica uma edição especial à consagrada autora mineira, no dia 18 de novembro, às 19 horas, na Sala Multimeios do Centro Cultural Unimed-BH Minas, na rua da Bahia 2244, BH.
O encontro contará com a participação do poeta, editor e ensaísta Augusto Massi, que abordará a trajetória literária de Adélia e sua relevância na literatura brasileira contemporânea. Em sua fala, Massi destacará a poética singular da escritora, marcada pela fusão entre o sagrado e o cotidiano, pela força feminina e pela delicadeza com que ela traduz as experiências humanas mais profundas.
Adélia Prado nasceu em Divinópolis, no dia 13 de dezembro de 1935, é uma poetisa, professora, filósofa, romancista e contista, ligada ao Modernismo. Considerada a maior poetisa viva do Brasil.
Sua obra retrata o cotidiano com perplexidade e encanto, norteados pela fé cristã e permeados pelo aspecto lúdico, uma das características de seu estilo único. Em 1976, enviou o manuscrito de Bagagem para Affonso Romano de Sant’Anna, que assinava uma coluna de crítica literária no Jornal do Brasil. Admirado, acabou por repassar os manuscritos a Carlos Drummond de Andrade, que incentivou a publicação do livro pela Editora Imago em artigo do mesmo periódico.
Professora por formação, ela exerceu o magistério durante 24 anos, até que a carreira de escritora tornou-se a atividade central. Em termos de literatura brasileira, o surgimento da escritora representou a revalorização do feminino nas letras e da mulher como ser pensante.
Em 2024, tornou-se a terceira escritora brasileira (e primeira escritora mineira) a vencer o prêmio Camões em 35 anos.
A noite também incluirá homenagens à autora, com leituras e depoimentos de poetas e escritores convidados.
Celebrar Adélia Prado em seus 90 anos é também celebrar a tradição literária mineira e reafirmar o compromisso do Centro Cultural Unimed-BH Minas e do Minas Tênis Clube com a difusão da cultura, da arte e do pensamento.
Entrada franca, com inscrições pela Sympla
Classificação: livre – Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança. O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo.
Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
@sergiomoreira63
informações para: sergio51moreira@bol.com.br

