Dep. Federal Euclydes Pettersen (Republicanos) -
13-11-2025 às 14h44
Samuel Arruda*
A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), realizou nesta quinta-feira (13) uma operação nacional para combater fraudes em descontos indevidos aplicados nas aposentadorias e pensões de beneficiários do INSS.
Denominada Operação Sem Desconto, a ação cumpre 63 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão preventiva em 14 estados, com o objetivo de desarticular grupos suspeitos de inserir informações falsas em sistemas públicos para aplicar descontos associativos não autorizados em folhas de pagamento.
Em Minas Gerais, os agentes federais estiveram na residência do deputado federal Euclides Pettersen (Republicanos), em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O parlamentar é um dos investigados na atual fase da operação, que apura o envolvimento de agentes públicos e intermediários no esquema.
Segundo a PF, os investigados podem responder por organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva e ocultação de patrimônio.
Em nota, a assessoria do deputado Euclides Pettersen afirmou que ele está colaborando com as autoridades, à disposição para prestar esclarecimentos e que “confia na Justiça e na transparência das investigações”.
A Operação Sem Desconto tem como foco proteger aposentados e pensionistas de todo o país que foram vítimas de descontos indevidos sem autorização.
*Samuel Arruda é jornalista e articulista

