Créditos: Reprodução CMBH
04-11-2025 às 10h27
Direto da Redação*
Após afirmar que não concorreria nas próximas eleições, o ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (MDB), anunciou que será candidato ao governo de Minas Gerais em 2026. A decisão, segundo ele, é resultado de uma combinação entre necessidade e oportunidade, após sua participação na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2024.
“Percebo que as pessoas desejam uma candidatura equilibrada. O equilíbrio é a palavra-chave. Acredito que o Brasil precisa de Minas para reencontrar o equilíbrio — e que Minas também precisa desse equilíbrio”, declarou o emedebista, que atualmente preside o MDB na capital mineira.
Gabriel reconheceu que sua decisão de entrar na corrida estadual não estava nos planos iniciais, mas garantiu que mantém o carinho e o compromisso com Belo Horizonte, deixando em aberto a possibilidade de disputar novamente a prefeitura no futuro.
“Duas coisas podem acontecer em 2026: ou serei eleito governador e cumprirei o mandato até o fim, ou o povo mineiro escolherá outro nome — e 2028 estará logo ali”, afirmou. “O que não muda é o amor por Belo Horizonte. O governador trabalha na capital e no interior, só preciso ampliar um pouco o coração.”
Durante o anúncio, o pré-candidato fez críticas diretas ao atual governador Romeu Zema (Novo). Segundo ele, Minas Gerais precisa de lideranças que apresentem soluções concretas, em vez de se limitarem a discursos e disputas políticas nas redes sociais.
“Vejo muita gente se colocando como representante de Lula ou de Bolsonaro, mas poucos realmente falam sobre os problemas do estado e sobre como resolvê-los”, pontuou.
Gabriel Azevedo também relembrou a disputa municipal de 2024, em que ficou em quarto lugar, atrás de Fuad Noman (PSD), Bruno Engler (PL) e Mauro Tramonte (Republicanos). Ele destacou o crescimento da sua candidatura ao longo da campanha, superando as desconfianças iniciais.
“Muitos diziam que eu não seria candidato, que não conseguiria partido ou vice. Terminamos a campanha com o Paulo Brant ao meu lado, hoje pré-candidato a deputado federal pelo MDB, e com 10,55% dos votos”, lembrou.
Com a confirmação, Gabriel Azevedo se junta à lista de nomes já colocados na disputa pelo governo de Minas Gerais, ao lado de Mateus Simões (PSD), Alexandre Kalil (PDT) e Cleitinho (Republicanos).

