
Créditos: Divulgação
23-10-2025 às 09h47
Direto da Redação*
A Black Friday é um dos momentos mais aguardados do varejo digital, marcado por um intenso volume de ofertas e compras online. Neste ano, a data deve registrar um faturamento de R$13 bilhões no mercado brasileiro, segundo a Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce. Esse movimento intenso também atrai a atenção de criminosos, fazendo do evento um dos principais momentos de tentativas de fraudes no comércio eletrônico. Dados da Equifax BoaVista, empresa global de dados, análises e tecnologia, mostram que na última Black Friday, o ticket médio de casos de fraude foi de R$ 1.371,87, com índice de fraude em 4,4% – a relação entre quantidade de pedidos suspeitos de fraude transacional e casos de fraude bloqueados
Como uma tendência às tentativas de fraude, golpistas têm recorrido a novas tecnologias, incluindo Inteligência Artificial generativa, deep fakes de voz e vídeo, explorando falhas em sistemas de autenticação e ampliando o risco de fraudes financeiras altamente personalizadas. Márcio Souza, Superintendente de Operação Antrifraude da Equifax BoaVista, comenta que “a tecnologia é a base das tentativas de fraude e das defesas contra elas. O objetivo é atuar de forma preventiva em toda jornada do usuário, oferecendo a experiência com atrito controlado aos que realmente querem aproveitar as promoções de períodos como a Black Friday”. De acordo com Souza, ainda é importante investir na educação contínua para identificação de novos formatos de golpe.
Com a chegada da data promocional, ainda há tempo para ajustes de estratégia antifraude e a Equifax BoaVista destacou pontos de atenção para Black Friday:
- Valide os dados cadastrais do usuário
O uso de dados reais de consumidores é uma tendência no comportamento de golpistas, que têm acesso à essas informações por conta de vazamentos. Assim, eles conseguem identificar não apenas contas ativas, mas abandonadas ou inativas em e-commerces e explorá-las para burlar sistemas e estratégias de matches de informações, o que dificulta a identificação das fraudes.
Outro perfil de usuário que apresenta vulnerabilidade, que deve ter atenção dos varejistas, é o público idoso. Com pouco conhecimento em tecnologia, os criminosos se aproveitam de dados mais consolidados e de patrimônios mais duradouros, o que facilita a aplicação dos golpes.
- Decisões de proteção guiadas por dados
Apesar de parecer um ponto de atrito e ou até gerar custos para uma operação, a quantidade e forma como os dados são capturados em uma transação auxiliam na precisão das estratégias antifraude. É possível analisar os diferentes perfis de usuários e seu comportamento, criando distinção entre aqueles que são reais e os golpistas.
Um cadastro de usuário atualizado pode gerar atrito ao usuário, mas é parte essencial da segurança e da capacidade de decisão, e aumentam e muito as chances de bloquear o uso indevido de uma conta.
- Múltiplas camadas para múltiplos riscos
O uso de uma única tecnologia antifraude é ineficaz, já que os fraudadores evoluem rapidamente com o avanço da IA. A combinação de ferramentas preditivas, regras e múltiplas camadas de firewall se mostra muito mais eficiente. Soluções de biometria comportamental e autenticação multifator (MFA), aliados à plataforma de antifraude, tornam-se essenciais na prevenção.
Invista em uma segurança mais avançada, com modelos de IA preditiva, tokenização e criptografia avançada, proteção centrada em APIs e arquitetura Zero Trust (ZTA) para garantir máxima confiabilidade e resiliência digital.
- Prevenção a Fraude não é Prevenção de Vendas
A prevenção à fraude é essencial para impulsionar os negócios. Aplicar estratégias adequadas em cada etapa do processo torna-se um diferencial competitivo. Soluções inteligentes e equilibradas aumentam a segurança, reduzem perdas e fortalecem a confiança na experiência de compra.
- Fraude aprovada e identificada não é o fim do mundo
Já existem no mercado soluções eficazes de gestão de casos de fraudes aprovadas. Negociar em tempo de reversão, aprender e agir a partir de chargebacks, é uma boa estratégia. Atuar com o que não foi evitado gera insights valiosos e ricas ações corretivas.
SOBRE A EQUIFAX INC.
Na Equifax (NYSE: EFX), acreditamos que o conhecimento impulsiona o progresso. Como uma empresa global de dados, análises e tecnologia, desempenhamos um papel essencial na economia global, ajudando instituições financeiras, empresas, empregadores e agências governamentais a tomar decisões críticas com maior confiança. Nossa combinação única de dados, análises e tecnologia em nuvem diferenciados gera insights para impulsionar decisões para levar as pessoas adiante. Com sede em Atlanta e apoiada por quase 15.000 funcionários em todo o mundo, a Equifax opera ou tem investimentos em 24 países da América do Norte, América Central e do Sul, Europa e região Ásia-Pacífico. Para mais informações, visite Equifax.com.