
Colab govThec brasileira - créditos: divulgação
22-10-2025 às 09h00
Bárbara da Bendita Imagem para Redação do Diário de Minas
O Colab, govtech brasileira referência em digitalização e modernização da gestão pública, lança uma nova ferramenta de Inteligência Artificial Generativa, desenvolvida em colaboração com a Amazon Web Services (AWS). A inovação promete eliminar um dos principais gargalos de tempo e custo na transformação digital do setor público: a criação de novos serviços governamentais.
Com o Colab Gov.AI, gestores públicos podem prototipar serviços complexos em segundos, a partir de um simples comando. A tecnologia gera automaticamente o kanban de processos e o desenho completo do serviço, prontos para implantação na plataforma do Colab. O resultado é uma redução média de 94% no tempo de desenvolvimento, que caiu de três horas para apenas dez minutos — um salto de produtividade que se traduz em maior eficiência operacional e retorno direto sobre o investimento em projetos públicos.
De acordo com Gustavo Maia, CEO do Colab, o modelo utiliza uma arquitetura multi-agent e multimodal, capaz de compreender legislações locais e particularidades de cada ente público.
“Treinamos a IA para entender o contexto regulatório e técnico de cada município, garantindo que o serviço criado seja juridicamente compatível e tecnicamente seguro. Ela atua como um copiloto de gestão, transformando burocracia em produtividade e liberando os gestores para focarem em decisões estratégicas e na entrega de valor ao cidadão”, explica Maia.
O diferencial da solução está na infraestrutura desenvolvida em colaboração com a AWS. A arquitetura utiliza o Amazon Bedrock, serviço que fornece acesso a vários modelos fundacionais de IA com segurança e escalabilidade, e o Amazon Bedrock Guardrails, que assegura conformidade técnica e proteção de dados sensíveis do setor público.
O sistema ainda integra AWS Identity and Access Management (IAM), para controle de acesso e autenticação granular; Amazon Athena e Amazon Kinesis Data Firehose, para monitoramento e auditoria contínuos; além de LangChain e saídas estruturadas em JSON, que garantem consistência entre os prompts e os fluxos gerados. Os processos são automaticamente convertidos em diagramas BPMN prontos para implantação, eliminando retrabalhos e acelerando o ciclo de entrega de novos serviços digitais.
“A solução do Colab com a AWS permite que o setor público inove mais rapidamente e ganhe eficiência de custos sem abrir mão da segurança de dados, que é fundamental. O resultado é a entrega de melhores serviços aos cidadãos”, comenta Paulo Cunha, diretor para o setor público da AWS no Brasil.
Com o novo produto, o Colab se posiciona entre as primeiras govtechs do mundo a oferecer uma aplicação prática e aberta ao público geral, segura e escalável de IA generativa voltada à gestão pública.
“Estamos inaugurando uma nova fase da tecnologia pública. A inteligência artificial deixa de ser promessa e passa a ser instrumento de transformação concreta, capaz de gerar impacto, eficiência e valor real para o cidadão”, conclui Maia.
O Colab Gov.AI já está disponível em todo o Brasil, no endereço colabgov.ai. Gestores públicos podem testar gratuitamente suas funcionalidades em uma versão demo. Para clientes, o recurso está totalmente integrado à plataforma, permitindo simular, ajustar e publicar novos serviços diretamente — com liberdade para editar etapas, inserir informações adicionais e escolher os canais de distribuição, como aplicativo, WhatsApp ou portal do cidadão.
Sobre o Colab
O Colab é uma govtech fundada em 2013 por Gustavo Maia e Paulo Pandolfi com o objetivo de digitalizar e modernizar a gestão pública, promovendo a participação cidadã. A plataforma permite que cidadãos reportem problemas urbanos, participem de consultas públicas e acessem serviços essenciais de forma totalmente digital. Com uma tecnologia versátil e adaptável, o Colab pode digitalizar qualquer tipo de serviço público, incluindo zeladoria, adoção e castração de pets, solicitação de alvarás para eventos em espaços públicos, pré-matrícula escolar e agendamento de vacinas, entre muitos outros. Utilizando inteligência artificial e análise de dados em tempo real, a startup auxilia prefeituras e órgãos públicos a tomarem decisões mais assertivas, contribuindo para uma administração mais eficiente, ágil e transparente.
Mais informações: colab.com.br