
Academia Mineira de Letras - AML
12-10-2025 às 11h40
Direto da Redação
O consagrado escritor J. D. Vital, membro da Academia Mineira de Letras (AML) lança o seu mais novo livro, “Morte em Cocais”, que conta em 166 páginas a história da vida e da morte do Padre Heitor de Assis, o primeiro capelão do Exército Brasileiro, após a proclamação da República.
A morte do padre, em trágico acidente de carro, provocou comoção popular jamais vista em Barão de Cocais (MG).
O lançamento do livro, publicação da editora Ramalhete será no auditório da AML, na Rua da Bahia, 1466, no Centro de Belo Horizonte.

O controvertido personagem do livro nasceu na Vila de Nazareno, atual cidade de Nazareno, à época pertencente a São João del-Rei, empenhou-se em fazer uma reforma na igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, mas três anos depois de iniciada a obra, em 10 de maio de 1939 deixou a cidade e se transferiu para Fernando de Noronha a fim de atuar como capelão das Forças Federais na ilha. Depois, ele assumiu sua nova paróquia, em Barão de Cocais, onde faleceu em 20 de outubro de 1947 por causa de um acidente de carro.
J. D. Vital é jornalista e chefiou o escritório da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Iniciou a carreira como jornalista no Diário de Minas e trabalhou nas sucursais dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo. Foi comentarista das emissoras de rádio Antena 1 e Alvorada e apresentou o programa de entrevistas “Gente de opinião”, na TV Manchete.
Como escritor, publicou os livros-reportagem “Como se faz um bispo, segundo o alto e o baixo clero” (Civilização Brasileira, 2012), “A revoada dos anjos de Minas” (Autêntica, 2016).
Como colaborador, publicou reportagens especiais no jornal Estado de Minas, dentre elas “Quem calçará as sandálias do Pescador?”, sobre a sucessão do papa João Paulo II – transformada em livro publicado em 2003 –, e “Dever da memória”, sobre a Semana Santa em Jerusalém no ano de 2014 e o holocausto judeu.
Colaborou também com o Jornal de Shopping, um semanário dos Diários Associados, editado pelo escritor Wander Piroli, no 24° andar do Edifício Acaiaca, em Belo Horizonte, que concorria com o antigo “Jornal de Casa”, publicação do Diário do Comércio.
Ex-seminarista, J. D. Vital foi eleito para a Academia Mineira de Letras em 2021, ocupando a cadeira 10, fundada por Brant Horta, tendo como patrono Claudio Manoel da Costa.