
HLH, uma marca em serviços e tecnologia do Vale para o Brasil - créditos: divulgação
10-10-2025 às 16h16
Tadeu Martins*
Quem me conhece sabe que sempre defendi, e continuarei a divulgar, enquanto vida tiver, a importância do nosso Vale do Jequitinhonha para Minas Gerais, para o Brasil e para o mundo. A região é formada por 80 municípios, ocupa 15% de Minas Gerais, e é hoje reconhecida como Vale da Cultura. A organização do movimento cultural do Jequitinhonha, é elogiada pela imprensa e pelos governos estadual e federal. O artesanato, a gastronomia, a música e os eventos, nessa ordem, são os ícones da cultura local. Mas a riqueza das manifestações folclóricas, da literatura e do teatro, também contribui para fortalecer a região e elevar a autoestima do nosso povo.
Mas não é só na cultura, o Vale é reconhecido pela sua riqueza mineral (ouro, diamantes, pedras preciosas, granito, grafite, estanho, lítio, nióbio, terras raras, e outros) e pela fertilidade do seu solo, que se destaca na fruticultura. A exploração da agricultura, da pecuária e das riquezas minerais geram milhões de dólares para outras regiões do Brasil e para outros países, e muito pouco fica para o povo de lá, cerca de 1.200.000 moradores, que fazem da cultura o retrato vivo das suas lutas e esperanças. O Vale do Jequitinhonha é tão rico que se fosse um estado brasileiro, seria sustentável; se fosse um país independente seria sustentável.
Vamos falar de Belo Horizonte:
- Cerca de 250.000 moradores da Capital são do Vale do Jequitinhonha.
- Dois dos três melhores prefeitos da história são filhos do Vale: Juscelino Kubitschek (Diamantina) e Patrus Ananias (Bocaiuva), o outro é Célio de Castro (Carmópolis de Minas). JK foi também um dos melhores governadores de Minas Gerais.
- O principal espaço cultural de BH durante décadas, e importante até hoje, é o Teatro Francisco Nunes, homenagem ao músico e maestro, valejequitinhonhense da cidade de Datas.
- A história de Belo Horizonte é registrada no Museu Abílio Barreto, homenagem ao escritor e historiador filho de Diamantina.
- Um dos ícones da construção civil em BH é o Edifício Acaiaca, construído por um empreendedor da cidade de Diamantina. O arquiteto resolveu homenagear o empreendedor e estampou no prédio o rosto de um indígena da Nação Borun, os primeiros habitantes do Vale.
Vamos falar do Brasil:
- As três principais revoluções brasileiras foram feitas por filhos do Vale do Jequitinhonha:
- Revolução Liberal (1842) – Teófilo Benedito Otoni, da cidade do Serro.
- Revolução Político-Administrativa (1956/1961) – Juscelino Kubitscheck.
- Revolução Social (iniciada em abril de 1993) – sociólogo Herbert de Souza (Betinho), da cidade de Bocaiuva, criador da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, que gerou a maioria dos benefícios sociais vigentes no Brasil.
O Vale para o mundo:
- O músico Lobo de Mesquita, de Diamantina, é uma das grandes referências da música mundial.
- A invenção que diminuiu a distância entre os povos do planeta, que possibilitou uma maior integração dos diversos países, foi o avião. O seu inventor, Santos Dumont, tem origem no Vale. O seu pai era de Diamantina, cidade que ele visitava sempre, e é provável que foi nas belas montanhas de Diamantina que ele teve o sonho de voar.
Poderia falar de centenas de outros fatos que demonstram a importância do Vale. MAS QUERO FALAR AQUI DA MAIS NOVA CONQUISTA DO NOSSO POVO:
A empresa HLH Serviços e Tecnologia, da cidade de Turmalina, criada há mais de 27 anos, trabalha com mais de 100 municípios, prestando assessoria, consultoria, planejamento, na gestão dos recursos orçamentários, financeiros e patrimoniais, nas prestações de contas e com fornecimento de sistemas para a gestão pública. A HLH tem hoje mais de 170 funcionários, foi criada e é dirigida pelo competente Helbert Lopes de Macedo (Betim), e brilhou no cenário nacional em 2025. Betim é um contador, administrador, empresário e fazendeiro que apoia iniciativas culturais e sociais do nosso Jequitinhonha.
Em 2019 a Secretaria do Tesouro Nacional criou o Ranking da Qualidade da Informação Contábil Fiscal, que avalia TODOS os municípios brasileiros. A HLH tem conquistado nos últimos quatro anos, destaque regional, estadual e nacional no seu trabalho com as Prefeituras que representa.
Agora em 2025 a HLH Serviços e Tecnologia nos deu mais um grande motivo para nos orgulharmos do Vale do Jequitinhonha e do seu povo, a empresa conquistou as melhores colocações no cenário estadual e nacional, no Ranking da Secretaria do Tesouro Nacional:
No cenário mineiro:
- Dos 10 municípios classificados nos primeiros lugares, nove são assessorados pela HLH.
- Dos 25 primeiros, 23 são assessorados pela HLH.
- Dos 50 primeiros, 41 são assessorados pela HLH.
- Dos 100 primeiros, 65 são atendidos pela HLH com assessoria e sistemas.
No cenário nacional:
- Os 25 municípios brasileiros classificados entre os 100 melhores, TODOS são assessorados pela HLH.
O Ranking considera ainda o Montante de Acertos, medidos pelo Indicador da Qualidade da Informação Contábil Fiscal, dando conceito A aos municípios que acertam mais de 95%, e conceito B, aos que acertam de 85 a 95%. No cenário mineiro, dos 83 municípios que alcançaram conceito A, 59 contam com os serviços e sistemas da HLH; e no cenário nacional, dos 547 municípios com conceito A, 11% deles são atendidos pela HLH.
Um detalhe importantíssimo, a empresa presta assessoria e consultoria a municípios pequenos, médios e grandes. No cenário Estadual, entre os 100 mais bem classificados, 18 são do Vale do Jequitinhonha e 36 são do Norte de Minas.
E não foi só em 2025. Veja o histórico de sucesso da HLH, essa empresa genuinamente valejequitinhonhense, no Ranking Siconfi:
2022:
22 clientes entre os 25 melhores de Minas; cinco entre os 25 melhores do Brasil, e 36 entre os 46 municípios mineiros com nota A.
2023:
Itinga, cliente HLH, alcançou o 1º lugar em Minas e o 11º no Brasil; 22 clientes entre os 25 melhores de Minas; 15 entre os 100 melhores do Brasil; 48 entre os 100 melhores de Minas, e 35 entre os 53 municípios mineiros nota A.
2024:
18 municípios entre os 25 melhores de Minas; 48 entre os 100 melhores do estado; 95% dos clientes HLH obtiveram nota superior a 90%, sendo 20 municípios entre os 31 com nota A em Minas Gerais, consolidando a empresa como referência de qualidade e regularidade na gestão contábil pública.
Temos ou não motivos para comemorar mais essa conquista do nosso povo?
Parabéns ao Betim, aos seus diretores e a todos os funcionários da HLH Serviços e Tecnologia, por representarem tão bem o povo do nosso Vale do Jequitinhonha.
*Tadeu Martins é Escritor e Presidente da Academia de Letras do Vale do Jequitinhonha – ALVA

Betim e eu, em Turmalina, no lançamento do meu livro “Jequitinhonha 46 Anos de Travessia – De Vale da Miséria a Vale da Cultura”. (junho/2025)