
Créditos: Reprodução das redes sociais
10-10-2025 às 10h27
Sérgio Moreira*
O mercado do trade turístico nacional e internacional estarão de olho nas novidades dos diversos segmentos do turismo que estarão nos dias 8 a 20 de outubro, na ABAV Expo.
Com sotaque acolhedor e ambição global, Minas Gerais desembarca na ABAV Expo 2025 mostrando que o turismo de negócios é também uma forma de construir conexões humanas e econômicas duradouras. O estado participa do maior evento do setor na América Latina, que acontece no Riocentro, no Rio de Janeiro, com uma intensa agenda de reuniões, homenagens e lançamentos que revelam seu excelente momento no mapa do turismo brasileiro. A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, em parceria com a Codemge e o Sebrae.
Logo na manhã do dia 8 de outubro, a solenidade de abertura marca o início da participação do estado na feira. À tarde, o destaque é o encontro com a Rede Samba de Hotéis, que projeta a ampliação de sua rede em território mineiro. Em seguida, a TAP será homenageada pelos seus 80 anos e pela parceria com os estados brasileiros que impulsionam o turismo internacional, entre eles o de Minas Gerais. O encerramento do dia será no Encontro Fornatur.
De acordo com a Pesquisa de Demanda Turística de 2022, 22% dos turistas que visitam o estado têm como principal motivação o turismo de negócios, e o levantamento da Onfly aponta Minas como o segundo destino mais procurado do Brasil nesse segmento, com 13,22% de participação nacional.
Um desempenho que reflete investimento contínuo em infraestrutura, conectividade aérea e capacitação — sem abrir mão da hospitalidade, marca registrada do estado. “Esses números reforçam a vocação mineira para o turismo de negócios. Temos infraestrutura moderna, ampla conectividade aérea, rede hoteleira de qualidade e a hospitalidade que nos diferencia no cenário nacional”, destaca a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega.
Entre os destaques do estande na ABAV Expo 2025 estão os preparos das chefs Fabi Rodrigues (Unaí), Vânia (Paracatu) e Mariana Gontijo, que conduzem a Cozinha Viva, com pratos típicos e releituras afetivas da culinária mineira, como arroz de galinha caipira com pequi e quiabo tostado, pastel de angu, canjiquinha com costelinha e ora-pro-nóbis, além de quitandas e doces artesanais de diversas regiões. A Mesa Mineira, em parceria com o Instituto Mundu, oferece degustações de produtos regionais, enquanto o KJ Barista garante café mineiro fresco durante todo o evento.
Rota Serra do Cipó – O estande também é palco para o lançamento da Rota da Serra do Cipó, novo produto turístico que reúne 30 experiências de ecoaventura, cultura e hospitalidade no coração da Cordilheira do Espinhaço. A iniciativa abrange os municípios de Jaboticatubas e Santana do Riacho, reconhecidos pelos cenários de montanha, rios de águas cristalinas e rica biodiversidade dos campos rupestres, um dos ecossistemas mais antigos e raros do planeta. As experiências são divididas em três eixos: Rota Jardim, que valoriza a biodiversidade e o turismo contemplativo; Rota Fôlego, voltada para aventura e esportes de natureza; e Rota Origens, que conecta história, cultura e ancestralidade.
Os visitantes poderão conhecer ainda atividades como canoagem no Rio Parauninha, observação de aves na Cordilheira do Espinhaço, trilhas interpretativas no Parque Nacional da Serra do Cipó, escaladas, cavalgadas, piqueniques, práticas integrativas e astroturismo.
A proposta das Rotas do Cipó é promover uma imersão sustentável, conduzida por guias locais e comunidades anfitriãs, fortalecendo o turismo de base comunitária e o desenvolvimento regional.
“A Serra do Cipó é uma das belezas mais encantadoras de Minas Gerais, reunindo diversos atrativos naturais e rica gastronomia. Acreditamos que o turismo, quando bem estruturado, gera desenvolvimento econômico e social, além de criar oportunidades e preservar o patrimônio natural e cultural do território. As ações desenvolvidas a partir do programa Check-in Turismo, do Sebrae Minas, em parceria com o Governo do Estado, têm contribuído para fortalecer o local como um destino sustentável e integrado, além de ampliar a competitividade dos pequenos negócios e promover as experiências em grandes eventos que envolvem toda a cadeia turística, como a ABAV”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Durante a feira, também serão apresentadas outras iniciativas que reforçam a vocação mineira para o turismo de experiência, como a Rota do Cicloturismo de Aiuruoca e a Rota do Queijo de Itamonte, além de espaços interativos dedicados à promoção das 18 regiões turísticas do estado.
Ao longo dos três dias de evento, a presença de Minas na ABAV Expo busca gerar novas oportunidades de negócios, fortalecer parcerias estratégicas e ampliar o fluxo de visitantes nacionais e internacionais para as diferentes regiões do estado, consolidando o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, cultural e social.
Mais informações: www.secult.mg.gov.br
@culturaeturismomg
@abavnacional
@visiteminasgerais
Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
@sergiomoreira63
informações para: sergio51moreira@bol.com.br