
Créditos: Divulgação
10-10-2025 às 09h32
Direto da Redação*
A atleta faixa preta de jiu-jitsu Jessika Bartoli Almeida, de Leopoldina (MG), conquistou o segundo lugar na categoria Master 1 /Meio-Pesado e o terceiro lugar no absoluto durante o Campeonato Pan-Americano No-Gi da IBJJF, realizado no último sábado (4) em Nova York, EUA.
Com 34 anos, Jessika é uma das principais representantes brasileiras do jiu-jitsu internacional. Atualmente, ocupa o primeiro lugar no ranking mundial da IBJJF em sua categoria e é a segunda colocada no ranking geral da faixa preta Master 1.
A atleta conta que vem se dedicando intensamente desde junho, quando iniciou a temporada sem kimono. “Foi um campeonato em que me senti muito bem competindo. Venho de uma preparação intensa e focada desde o início da temporada No-Gi. Ainda não foi o resultado que eu queria, mas consegui ver uma evolução muito positiva em relação ao Pan do ano passado, quando terminei com o terceiro lugar tanto na categoria quanto no absoluto. Isso mostra que o trabalho está no caminho certo”, avalia.
Natural de Leopoldina, Minas Gerais, Jessika viveu por sete anos em Curitiba (PR), período em que se dedicou integralmente aos treinos e construiu boa parte da sua trajetória como atleta de alto rendimento. Nos últimos dois anos, ela vem passando temporadas nos Estados Unidos, onde treina e compete em alguns dos eventos mais prestigiados do jiu-jitsu mundial.
Com o foco renovado, a mineira já mira o próximo grande desafio: o Campeonato Mundial No-Gi da IBJJF, que acontecerá em dezembro, em Las Vegas (EUA). “Agora é seguir firme nos treinos e ajustar os detalhes. Quero chegar no Mundial ainda mais preparada e buscar o ouro”, afirma Jessika.