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06-10-2025 às 09h10
Sérgio Moreira*
Após bater o recorde de entrada de turistas estrangeiros, com mais de 7 milhões de viajantes até setembro, o turismo internacional no Brasil segue como um dos principais vetores da economia brasileira. De janeiro a agosto deste ano, os visitantes de outros países deixaram no Brasil um total de R$ 29,1 bilhões (equivalente a US$ 5,448 bilhões), em despesas como hospedagem, alimentação, transporte, lazer e compras. O valor representa um crescimento superior a 11% em relação ao mesmo período de 2024.
Os dados foram divulgados na sexta-feira (26.09) pelo Banco Central e analisados pelo Ministério do Turismo. Ainda de acordo com a análise, dos 11 serviços destacados, as receitas oriundas das viagens de turistas estrangeiros só ficam atrás de outros serviços de negócios.
Somente no recorte de agosto, os visitantes internacionais injetaram US$ 565 milhões na economia. Em agosto de 2024, os valores chegaram a US$ 555 milhões.
São bilhões de dólares que os visitantes estrangeiros deixam no mercado brasileiro anualmente e isso significa a movimentação de toda uma cadeia produtiva com crescimento de micro e pequenos empresários, que formam a grande maioria dos empreendimentos do setor, e, principalmente, emprego e renda sendo gerados e mantidos para milhares de brasileiros que atuam na atividade turística.
Construído em parceria com a Embratur e o Sebrae, o plano de marketing prevê ações específicas para cada Unidade da Federação, definindo as diretrizes para a promoção internacional do Brasil até 2027. O documento está alinhado ao Plano Nacional de Turismo 2024–2027 e foi construído com ampla participação de estados, municípios, entidades do setor turístico, setor privado e sociedade civil.
Visando posicionar o Brasil como um destino internacionalmente reconhecido por sua diversidade e por suas experiências turísticas autênticas e sustentáveis, o Plano Brasis apresenta uma estratégia de marketing estruturada em cinco objetivos. Esses objetivos se desdobram em caminhos estratégicos, direcionamentos táticos e um conjunto de ações, programas e projetos a serem implementados até 2027.
Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
@sergiomoreira63
informações para sergio51moreira@bol.com.br