
Ciclo de Palestras sobre economia das águas em Alfenas - divulgação
04-10-2025 às 10h160
Direto da Redação
A cidade de Alfenas (MG) sediou, no dia 24 de setembro de 2025, o primeiro “Ciclo de Palestras: Economia das Águas”, realizado no Auditório Leão de Faria, na Universidade Federal de Alfenas, Campus Sede, organizado pelo Professor MsC Antonio Carlos Mendonça Nunes, Conselheiro e Diretor de Administração da Liga da Reserva Naval do Brasil. O evento reuniu docentes, discentes, pesquisadores e público em geral com o principal objetivo de promover discussões e a reflexão sobre perspectivas profissionais e empreendedoras em Águas Jurisdicionais Brasileiras.

A primeira palestra, “Economia das Águas: Oportunidades desconhecidas ou desconsideradas”, foi ministrada pelo Professor MsC Antonio Carlos Mendonça Nunes que contextualizou os setores e as atividades desenvolvidas na Amazônia Azul, buscando estabelecer conexões com o observado no Mar de Minas, em que foram abordados tópicos associados à Economia Azul/Economia do Mar, Cultura Oceânica, Mentalidade Fluvial e Mentalidade Marítima.
Embora se encontrem diferenças nos cenários comparados, é possível identificar aspectos comuns que promovem o desenvolvimento regional. Nota-se que as oportunidades decorrentes da formação artificial desse meio aquaviário, ao longo do tempo, de forma não sincronizada, não foram devidamente observadas, mas o fato é que novas atividades profissionais e empreendedoras passaram a ser exigidas e/ou surgiram, mas, para muitos, até então, distantes da realidade regional.
Para superar esses novos desafios, é preciso navegar por mares desconhecidos, em que a educação continuada será o passaporte seguro para os desbravadores dos novos tempos.
A segunda palestra, com o título “A Marinha do Brasil e as Oportunidades Profissionais”, foi proferida pelo Capitão-de-Corveta Rubens Ikeuti, Delegado Fluvial de Furnas, que apresentou as atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil e as formas de ingresso aos universitários.
Tradicionalmente, os mais jovens podem optar por ingressar na Marinha do Brasil, através do Colégio Naval (Nível Médio) e/ou da Escola Naval (Ensino Superior). No entanto, os brasileiros, homens e mulheres, profissionais com formação de nível superior (graduados, especializados, mestres e doutores), cujas áreas de conhecimento interessam a Marinha do Brasil, têm a possibilidade, atendendo a requisitos específicos, de ingressar em diversos Corpos e Quadros, conforme o que segue:
§ Corpo de Engenheiros da Marinha
§ Quadro Técnico
§ Corpo de Saúde
§ Corpo de Saúde – Quadro de Cirurgiões-Dentistas
§ Corpo de Saúde – Quadro de Médicos
§ Quadro Complementar – Oficiais Intendentes
§ Quadro Complementar de Fuzileiros Navais
§ Quadro Complementar de Oficiais da Armada
§ Capelão Naval
§ Oficial Temporário (RM2) – Serviço Militar Voluntário (SMV)
§ Oficial Superior Temporário (RM3)
O empresário e ex-presidente da Peixe MG Jorge Vieira Barbosa ministrou a terceira palestra, sob o título “Aquicultura em Minas Gerais, no Mundo e a Economia Azul” em que destacou que a Economia Azul, como eixo de desenvolvimento sustentável dos recursos marinhos e de água doce, integra crescimento econômico, conservação e inclusão social, o que permite a segurança alimentar, a geração de empregos e a inovação tecnológica.
Em Minas Gerais, a aquicultura é desenvolvida nas regiões de Furnas, Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba, Três Marias, Zona da Mata, Serra da Mantiqueira e em outras Novas Regionais. Segundo estudos iniciados em 2005 para a implantação de Parques Aquícolas no Reservatório de Furnas, a UFMG estima a capacidade de produção em cerca de 92.000 t/ano.
Quanto ao cenário global e considerando a projeção feita pela FAO, a previsão é que haja o aumento do consumo até 2030/2050, o que permitirá ao Brasil tornar-se o grande líder global, considerando-se o volume de água que possuímos e os custos dos insumos, principalmente provenientes do agronegócio.
Dentre os desafios, defende a importância de se estimular de se apoiar-se a exportação de tilápia, e de fomentar o aumento de consumo de peixes de cultivo.
Concluiu que a Economia Azul gera oportunidades estratégicas, prioriza a tecnologia, a sustentabilidade e o mercado, podendo integrar o turismo e a gastronomia na região de Furnas.
A última palestra foi proferida pelo Diácono Alex Silva, Coordenador Geral de Relação com o Mundo do Trabalho, Pró-reitoria de Extensão, IFSULDEMINAS, com o título “IFSULDEMINAS: Educação e Oportunidades para um Futuro Sustentável”.
A apresentação contemplou uma visão panorâmica sobre o Instituto e discorreu sobre o Acordo de Cooperação Técnica assinado em 07 de fevereiro de 2024, entre a Diretoria de Portos e Costas, Marinha do Brasil e o Instituto Federal de Educação do Sul de Minas que visa à formação de Aquaviários do 2º GRUPO (Fluviários) e 3º Grupo (Pescadores), o que amplia de forma pioneira o Ensino Profissional Marítimo em Minas Gerais, através da oferta de cursos de regularização e de certificação dos trabalhadores da pesca e contribui com a promoção da segurança da navegação e da atividade pesqueira.
Destaca-se que uma primeira turma no curso de formação de pescadores profissionais (POP1) concluiu o curso no dia 09 de dezembro de 2024, o que representa um avanço significativo para o fortalecimento da educação profissional e para a valorização das comunidades pesqueiras.
Ao final das apresentações, o empresário Jorge Vieira Barbosa, fazendo uso da palavra, mencionou o quão oportuno seria a criação de um curso sobre economia azul, havendo a concordância de todos. Ficamos de nos reunir em futuro próximo para desenvolver e para implementar o projeto.
Concluindo
O Brasil é o país das águas e a construção do conhecimento é fundamental conduz a percepção sobre a importância do tema, como consequência a compreensão de que a defesa é fundamental. Nesse sentido, a mentalidade fluvial e a marítima serão consolidadas através do desenvolvimento de ações educativas permanentes, junto à população, em todos os níveis, nos quatro cantos do país.
Pofessor MsC Antonio Carlos Mendonça Nunes
Conselheiro e Diretor de Administração
LIGA DA RESERVA NAVAL DO BRASIL