
Créditos: Divulgação
02-10-2025 às 10h21
Sérgio Moreira*
Nos dias 1 e 2 de outubro de 2025, Belo Horizonte será palco da segunda edição do CTCs – Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável, no Centro de Convenções da CDL/BH, localizado na Av. João Pinheiro 495. O evento reúne profissionais do setor, gestores públicos, produtores locais e estudantes em um espaço de aprendizado, trocas e experiências sensoriais que fortalecem a pauta do turismo sustentável em Minas Gerais e no Brasil.
A programação está repleta de palestras exclusivas com especialistas de renome, além de um painel feminino inédito sobre governança e investimentos estratégicos no turismo sustentável, que será moderado por uma das organizadoras e idealizadora do congresso, a turismóloga Mônica Maria da Silva, diretora da Efkaz Turismo, Eventos e Cerimonial.
Entre as grandes novidades desta edição está a Feirinha dos Produtores, que reúne talentos e saberes de diferentes territórios mineiros – Taquaraçu de Minas, Jaboticatubas, Santana do Riacho e Itabirito. Cada produtor levará consigo identidades únicas traduzidas em sabores, aromas e histórias.
Uma das presenças mais aguardadas é a de Dona Heloísa, de Santo Antônio do Salto, figura já destacada pelo programa Terra de Minas e autora com publicação na França. Sua trajetória é um exemplo de como a valorização da cultura local pode transformar comunidades e inspirar novas formas de desenvolvimento.
Outro destaque da programação será a exposição “Velhas”, trazendo reflexões profundas sobre preservação ambiental, e o encerramento no icônico Palácio da Liberdade, com uma mostra do Festival Gastronômico de Santana do Riacho, assinada por três chefs da cidade.
Como experiência exclusiva para convidados, no dia 3 de outubro haverá ainda um passeio especial em Barão de Cocais a bordo do Trem da Vale, proporcionando uma imersão cultural e turística única.
O congresso espera a participação de prefeituras, secretarias de turismo, Instâncias de Governança Regionais (IGRs), guias, turismólogos, estudantes e profissionais do trade turístico.
O CTCs nasceu para ser um evento qualificado, sensorial e transformador, que enxerga o turismo como protagonista da identidade cultural brasileira. Nossa missão é conectar saberes e práticas que contribuam para um futuro mais sustentável para o setor”, afirmam os organizadores Mônica Silva (Efkaz Turismo, Eventos e Cerimonial) e Rodrigo Cezário (Cezário Esg).
Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
@sergiomoreira63
informações para: sergio51moreira@bol.com.br