
Créditos: Divulgação
01-10-2025 às 10h40
Direto da Redação*
Minas Gerais atingiu quase US$ 10 bilhões em exportações no primeiro semestre de 2025, um crescimento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. O destaque da alta na balança comercial é o café, que segue como o principal produto do agronegócio mineiro, responsável por 56% de toda a receita gerada pelo setor. No estado, a cafeicultura é sinônimo de identidade, diversidade de terroirs, histórias de famílias produtoras e motor do desenvolvimento econômico.
Neste 1º de outubro, Dia Internacional do Café, a celebração vai muito além da bebida que inspira pessoas ao redor do mundo. É, acima de tudo, um reconhecimento a todos os que fazem parte da cadeia produtiva: produtores que garantem autenticidade; indústrias que investem em tecnologia, inovação e qualidade; cooperativas e exportadoras que organizam e ampliam mercados; baristas e cafeterias que aproximam o café do consumidor e difundem a cultura da bebida. Cada elo contribui para gerar valor, ampliar oportunidades e fortalecer a imagem do café mineiro no Brasil e no mundo.
Nesse cenário, Minas Gerais tem protagonizado o movimento das “origens”, que mudou a forma como o Brasil enxerga suas regiões produtoras de café. Isso se deve à estratégia de Identidade e Origem, criada pelo Sebrae Minas, que valoriza as vocações locais e conecta produto, território e pessoas, transformando o café em uma alavanca de desenvolvimento territorial sustentável.
As regiões produtoras que adotam essa estratégia de diferenciação e posicionamento são: Campos Altos, Campos das Vertentes, Canastra, Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Mantiqueira de Minas, Matas de Minas, Vulcânica e Sudoeste de Minas. Nesses territórios, os produtores imprimem suas histórias e saberes, sustentados por uma governança forte, que gera desenvolvimento e compartilha valor.
Esse avanço é apoiado por iniciativas do Sebrae Minas, como a plataforma Educampo, que leva inovação e gestão para dentro das propriedades, criando uma mentalidade empresarial em que tradição dialoga com tecnologia, eficiência e visão de futuro. São produtores que utilizam dados para tomar decisões estratégicas, se apoiam em certificações de sustentabilidade e regeneração e se posicionam diante de consumidores cada vez mais atentos à responsabilidade ambiental e social.
Todo esse suporte se torna vital em tempos de incertezas. As recentes taxações impostas ao Brasil pelo governo dos Estados Unidos reforçaram a importância de abrir novos mercados e ampliar parcerias. Nesse contexto, o Sebrae Minas tem atuado para aproximar o café mineiro de compradores globais e, mais do que vender, posicionar Minas Gerais como referência mundial em cafés de origem controlada.
A Semana Internacional do Café (SIC), que será realizada de 5 a 7 de novembro, em Belo Horizonte, é um marco dessa trajetória. Realizada pelo Sebrae Minas, em parceria com a FAEMG e a Espresso&Co, a SIC é hoje o maior evento de café do Brasil e um dos mais relevantes do mundo. O encontro reúne toda a cadeia produtiva para avançar em discussões técnicas, identificar novas oportunidades de negócios e estimular o desenvolvimento das regiões produtoras. Nos últimos anos, o evento vem consolidando debates sobre inovação, conexão entre produtores e compradores, rastreabilidade dos cafés e o futuro de uma atividade que gera emprego, renda e reconhecimento internacional.
Neste Dia Internacional do Café, celebramos a força dos produtores que sustentam o poder de sermos o maior produtor de café do mundo e as indústrias, cooperativas, exportadores, baristas e empreendedores, fundamentais para essa roda girar e parte desse todo chamado Café do Brasil.