
Créditos: Divulgação
25-09-2025 às 11h24
Direto da Redação*
No último sábado (20/9), data em que se comemora a Lei da Liberdade Econômica no Brasil, foi registrado o avanço de 100 municípios mineiros ao grau intermediário do programa Minas Livre para Crescer (MLPC). Dona Euzébia, na Zona da Mata, foi o 100º município a alcançar esse patamar.
Em 2025, o programa tem apresentado resultados expressivos. Até agosto, foram formalizados 79.282 novos empreendimentos em Minas Gerais, um crescimento de 20,26% em relação ao mesmo período de 2024. O estado também superou a marca de R$ 500 bilhões em investimentos privados atraídos e ultrapassou 1 milhão de empregos formais gerados desde 2019.
Nos municípios que alcançaram o nível intermediário – ou seja, que aderiram ao Redesim+Livre – os prazos de formalização de empresas foram significativamente reduzidos. Hoje, o tempo médio de análise de viabilidade é de apenas duas horas, contra a média nacional de dez horas.
Atualmente, mais de 580 municípios já adotaram a legislação de liberdade econômica, impactando cerca de 14 milhões de pessoas, o equivalente a 65% da população mineira.
O principal indicador para que um município avance ao nível intermediário é justamente a adesão ao Redesim+Livre, sistema desenvolvido em parceria com a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) e o Sebrae Minas. A plataforma gratuita automatiza etapas de responsabilidade do poder público municipal e coloca Minas Gerais na liderança do ranking nacional de agilidade na abertura de empresas.
Neste ano, o Redesim+Livre foi ampliado, passando de 730 para 915 o número de atividades de baixo risco dispensadas de alvarás. Outro marco foi a implementação, em 2025, do Novo Decreto de Liberdade Econômica, que trouxe instrumentos como a aprovação tácita, a vinculação de decisões administrativas e a ampliação da dispensa de alvarás, fortalecendo ainda mais o ambiente de negócios.