
Créditos: Divulgação
26-09-2025 às 09h38
Sérgio Moreira*
Com raízes nas manifestações populares espontâneas, o Carnaval de Belo Horizonte é reconhecido por sua essência democrática e plural, que atrai milhões de foliões e se espalha por todas as regiões da cidade. Consolidado como uma das melhores festas de rua do país, o evento destaca-se por sua diversidade e inclusão, representando um dos principais produtos turísticos da capital mineira. Em 2026, o Carnaval de Belo Horizonte ocorrerá entre os dias 31 de janeiro e 22 de fevereiro.
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, publicou dia 23 de setembro, o Edital de Cotas de Patrocínio para o Carnaval de 2026. As empresas interessadas em participar do chamamento deverão entregar um envelope único, contendo a documentação exigida e o projeto comercial, na sede da Belotur (Rua Espírito Santo, 527, Centro), a partir de hoje até às 14h do dia 7 de outubro, quando será realizada a sessão de abertura das propostas.
A entrega dos documentos poderá ser feita nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h. Todas as regras e critérios de participação estão disponíveis no regulamento publicado no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
Poderão participar do edital pessoas jurídicas de direito público ou privado, de forma direta ou como “agência de captação”. Para o agente captador, será repassado uma taxa de remuneração equivalente a 10% sob o montante total obtido.
O Edital de Patrocínio do Carnaval de Belo Horizonte 2025 conta com cotas de investimento financeiro. Serão quatro chancelas de patrocínio, totalizando oito cotas, conforme a seguir:
APRESENTA: 1 cota disponível, no valor mínimo de R$10 milhões, sendo possível a ativação de 1 marca sob a chancela “Apresenta” e mais 5 marcas sob a chancela “Patrocínio”.
PATROCÍNIO MASTER: 1 cota disponível, no valor mínimo de R$5 milhões de reais, sendo possível a ativação de 1 marca sob a chancela “Patrocínio Master” e 1 marca sob a chancela “Patrocínio”.
APOIO: 2 cotas disponíveis, no valor mínimo de R$2 milhões cada; sendo possível a ativação de 1 marca sob a chancela “Apoio”.
COLABORAÇÃO: 4 cotas disponíveis, no valor mínimo de R$500 mil reais cada; sendo possível a ativação de 1 marca sob a chancela “Colaboração”.
A marca que for ativada na chancela ‘Apresenta’, terá exclusividade de visibilidade, frente a outras empresas concorrentes do mesmo segmento. Entre as outras contrapartidas também está a possibilidade de os patrocinadores realizarem ações fixas e volantes de exploração de publicidade em espaços públicos da cidade em determinados dias, disponibilizadas de acordo com cada cota de patrocínio. Todas as contrapartidas referentes a cada chancela apresentada estão no edital, que pode ser conferido no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
“O Carnaval de Belo Horizonte é uma celebração popular, acessível e sustentável, que a cada edição reforça sua importância cultural e econômica para a cidade. Na última edição, alcançamos recordes em diversos indicadores: tivemos mais foliões nas ruas, mais negócios gerados para a economia e garantimos um ambiente mais seguro e divertido para todos, especialmente para as mulheres”, afirma Bárbara Menucci.
Para ela, o Carnaval de Belo Horizonte é um movimento que se fortalece quando diferentes setores se unem para cocriar a folia, garantindo que a cidade siga crescendo como referência cultural e turística. “Para alcançar resultados ainda melhores, precisamos de parceiros que queiram desenhar a festa conosco — de forma planejada, antecipada e estruturada — garantindo conforto, segurança e incentivando a presença tanto de turistas quanto de moradores da cidade”, completa Bárbara.
Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
@sergiomoreira63
informações para: sergio51moreira@bol.com.br