
Créditos: Freepik
25-09-2025 às 10h39
Leandro Twin*
Uma das maiores justificativas de quem não coloca uma atividade física regular na rotina é a falta de tempo. De fato, a sociedade está numa correria só, é reunião pra todo lado, meta pra bater, horas no trânsito dentro do carro ou no transporte público, falta de sono adequado, exaustão física, mental, emocional e social, bebida e comida além da conta, delivery sem fim… E sempre tem aquele mito de que para treinar direito a pessoa precisa ficar horas na academia. Mas quem foi que disse?
Não é verdade que um treino precisa ser longo para ser eficiente: a eficácia está na qualidade, na intensidade e na programação adequadas àquilo que você deseja para o seu corpo e para a sua mente – porque se exercitar com frequência, você já sabe: faz bem para a saúde integral!
Um treino de 30 a 45 minutos é muito bem-vindo para quem quer emagrecer, ganhar força, ganhar massa muscular, diminuir os níveis de gordura, ganhar ou manter o condicionamento físico e até mesmo para quem precisa urgentemente aliviar o estresse. Seja qual for o seu objetivo, manter-se em movimento, a ciência já provou, só vai te fazer bem.
Explicação dada, vamos à parte prática da coisa: como começar, o que priorizar e como manter!
Como começar
Ø Saiba o que você quer do seu treino
Ø Converse com um professor de educação física e com um nutricionista (exercício e alimentação são inseparáveis)
Ø Veja quantos dias na semana e por quanto tempo você consegue se dedicar aos exercícios
Ø Comece devagar
Ø Tenha paciência e disciplina
Ø Não torça o nariz antes mesmo de saber para que serve determinado exercício que te foi passado
O que priorizar
Ø Planejamento – evite ir à academia sem saber o que vai fazer
Ø Rotina – fundamental para a evolução
Ø Individualidade – não pegue o treino do amigo, da namorada, do vizinho; cada um tem a sua história
Ø Intensidade – fundamental para alcançar seus objetivos, mas fundamental que seja ajustada para a sua fase de condicionamento atual
Ø Variedade – converse com o professor para evitar treinos sempre iguais e evitar que enjoe e abandone
Ø Qualidade – treino bem feito, com intervalos de descanso respeitados, com foco e concentração, são fundamentais
Como manter
Ø Consistência – só com ela você vai colher os frutos do que está plantando
Ø Converse com um professor – trocar ideia, pedir ajuda, pedir dicas e orientações deixa a jornada mais acolhedora e eficiente
Ø Vá anotando tudo o que você sente de avanço – não apenas na frente do espelho, mas principalmente no humor, no sono, na hora das refeições, nas escolhas dos alimentos, nas decisões sobre o que vai pedir no delivery…
Ø Traçar metas compatíveis com a sua capacidade (física, mental, emocional, financeira)
Ø Reservar na agenda (bloqueie mesmo dia e horário) esse tempinho exclusivo para você cuidar da saúde
E isso tudo serve tanto para o cardio como para a musculação? SIM! Um professor de educação física pode te passar treinos elaborados para os seus objetivos dentro desse tempo de 30, 35, 40, 45 minutos. Ele vai montar junto com você uma rotina de treino que seja compatível com seus horários, condicionamento, disponibilidade e até mesmo condição mental daquela semana. O importante é não querer pular treino, fazer só aquele estilo que gosta mais, fazer cardio no dia da musculação e vice-versa… Para ter saúde e para poder evoluir no exercício e no esporte que você escolher, é muito importante que você siga uma lógica de treinamento e uma conduta alimentar compatível com todo o seu esforço.
Para mais orientações sobre treinos, saúde e bem-estar, acesse os canais oficiais da Bluefit. Saúde e bem-estar ao seu alcance!
SOBRE A BLUEFIT
A BlueFit é uma das principais redes de academias do país, contando com aproximadamente 170 unidades distribuídas em 17 estados e 67 cidades brasileiras. Com quase uma década de atuação no mercado fitness, a BlueFit atende a uma comunidade de mais de 400 mil alunos, proporcionando unidades que se destacam pelo excepcional custo-benefício, infraestrutura moderna e um conceito premium. Além disso, oferece uma variedade de mais de 30 aulas coletivas, abrangendo disciplinas como lutas, ginástica, dança (incluindo Zumba e FitDance) e programas de treino que englobam força, cárdio, cycle, flexibilidade e core. O movimento é Blue. Para mais informações sobre unidades participantes e detalhes da campanha, acesse: https://bluefit.com.br.
*Leandro Twin, assessor esportivo e embaixador da Bluefit