
Créditos: Atlético/MG
16-09-2025 às 10h40
Direto da Redação*
Nesta terça-feira (16), o Atlético tem um dia determinante para o rumo de sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O Conselho Deliberativo do clube se reúne na Arena MRV para votar alterações na chamada cláusula de anti-diluição, que atualmente assegura à Associação manter, no mínimo, 25% das ações da empresa.
A proposta em pauta prevê que o percentual mínimo da Associação caia para 10%, desde que novos aportes sejam de pelo menos R$ 200 milhões. Mesmo com a mudança, o clube seguiria com direito de veto em questões essenciais previstas pela Lei da SAF — como mudança de sede, símbolos ou cores — e com a indicação de dois membros no Conselho de Administração.
Além da cláusula, os conselheiros também decidirão sobre a participação do Atlético como sócio fundador do Museu do Galo e autorizarão a diretoria a adotar todas as medidas jurídicas necessárias caso a alteração seja aprovada.
A discussão é vista como fundamental para abrir espaço à entrada de novos investidores, condição considerada vital para o equilíbrio financeiro do clube, que soma dívida próxima de R$ 1,3 bilhão.