
Uma enorme bandeira dos EUA em ato na Avenida Paulista, em SP, no 7 de Setembro. — Créditos: Nelson Almeida/AFP
08-09-2025 às 10h32
Diretos da Redação*
As manifestações em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (7), Dia da Independência, mobilizaram milhares de pessoas em várias cidades do país. Em São Paulo, o ato na Avenida Paulista reuniu 42,2 mil pessoas, segundo o Monitor do Debate Político do Cebrap em parceria com a ONG More in Common. No Rio de Janeiro, a estimativa foi de 42,7 mil na orla de Copacabana.
O levantamento utilizou imagens de drones analisadas por inteligência artificial para calcular o público, com margem de erro de 12%. Em agosto, protesto semelhante na Paulista havia reunido 37,6 mil pessoas.
Na capital paulista, os apoiadores exibiram uma bandeira gigante dos Estados Unidos e cartazes em inglês pedindo ao presidente americano, Donald Trump, ações contra o Judiciário brasileiro. Os discursos foram marcados por críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao ministro Alexandre de Moraes, chamado de “tirano” pelo governador Tarcísio de Freitas.
Bolsonaro, em prisão domiciliar, não pôde comparecer nem participar por vídeo, em razão de restrições judiciais. O STF retoma nesta terça (9) o julgamento em que o ex-presidente pode ser condenado por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes, com penas que somam até 43 anos.
Estiveram presentes na Paulista a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o pastor Silas Malafaia, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).
Além de Rio e São Paulo, também houve manifestações em Recife (4,1 mil), Florianópolis (1,6 mil), Belém (1,6 mil) e Goiânia (1,4 mil). Recife e Florianópolis tiveram, proporcionalmente, as maiores taxas de mobilização depois das duas capitais.