7 Dicas para aproveitar o Carnaval com seu PET
Se este for o seu caso, venha comigo, vou lhe dar 7 dicas para aproveitar a folia com o seu cão.
06-02-2024 às 15:00h.
Bárbara Élce (*)
Com o feriado de Carnaval chegando, muita gente aproveita para cair na folia e fica boa parte do dia fora de casa. Mas, e os animais de estimação, como ficam?
Se este for o seu caso, venha comigo, vou lhe dar 7 dicas para aproveitar a folia com o seu cão.
1- FANTASIA: Se pretende fantasiar o seu pet, escolha fantasias leves, nada que machuque ou o deixe desconfortável e com calor. Fique atento ao tecido; o algodão é o mais recomendado.
2- IDENTIFICAÇÃO: Leve o seu pet em uma coleira com identificação (nome do animal, nome do tutor e telefone). A guia também é recomendada, sendo uma segurança a mais para evitar que o pet se machuque em locais mais movimentados.
3- SINAIS DE ESTRESSE: Fique atento aos sinais. Um deles é quando lamber demais o focinho, colocar o rabo entre as pernas e apresentar olhar de assustado. Com esses sinais, é melhor voltar para casa, ele pode não estar curtindo a situação. Caso contrário, rabo abanando, comportamento de cheirar tudo e brincar com todos, pode aproveitar, pois ele também está adorando a folia.
4- BLOQUINHOS: Escolha blocos menores, evite blocos famosos, que tenham multidão, pois os ouvidos dos cães são sensíveis, música alta e aglomeração podem causar picos de estresse, assim como altas temperaturas. Escolha horários mais frescos, as altas temperaturas do asfalto podem queimar as patinhas do seu pet.
5- ÁGUA: Não esqueça de hidratar o seu pet com água fresca. Ofereça sempre que possível para evitar a desidratação pelo calor. E fique atento com o que seu cão lambe na rua, geralmente essas festas têm muitas latas e sujeiras no chão, o metabolismo dos pets não processa bem alguns tipos de alimentos e o álcool, causando uma intoxicação indesejada.
6- CADELAS NO CIO: As cadelas em período de cio devem ficar em casa. Os machos são atraídos pelo cheiro e mantê-los longe é sempre um desafio, e gera desconforto para todos.
7- CÃES BRAVOS: Se você tiver um cão agressivo ou protetor com o seu tutor, não o leve. Qualquer situação que ele achar ameaçadora pode desencadear muitos problemas para outras pessoas ou para outros cães.
É necessário que todos os pais e mães de pet fiquem atentos aos detalhes e façam sua parte para que os dias de Carnaval sejam de muita diversão para todos. Não exagere no tempo de folia, devemos respeitar e priorizar o bem-estar deles.
Bárbara Elce Mendes Araújo é médica veterinária especializada na ciência do bem-estar físico, mental e natural dos animais.
3 comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Amei as dicas!! Direto ao ponto, do jeito que gosto rs.. Muito obrigada Dra.!
Ótimas dicas, excelente profissional ??????
Show de bola!! Excelentes dicas