Créditos: Divulgação
05-12-2025 às 10h32
Diogo Oliveira*
Empreender no Brasil, há alguns anos, deixou de ser um plano B ou apenas uma renda extra e tornou-se a realidade de milhões de brasileiros. É o que mostram os dados do relatório Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2024) elaborado, no Brasil, pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe), com números saltando de 31,6% para 33,4% em 2024. A pesquisa revela ainda que o Brasil é uma das economias com maior intenção empreendedora do mundo, em que 39,5% têm intenção real de empreender nos próximos três anos.
O ramo dos empreendimentos autônomos, como minimercados instalados em condomínios estão em plena expansão, com um aumento de 53,5% em 2024, conforme dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Segundo Douglas Pena, sócio-fundador e CRO da Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, esse tipo de negócio traz mais flexibilidade para o empreendedor e maximização dos lucros.
“Apresentamos uma solução de negócio que responde diretamente à busca do empreendedor por flexibilidade e maximização de lucros. Nosso modelo de autoatendimento permite ao investidor gerenciar múltiplos pontos de venda com uma estrutura operacional enxuta. Isso oferece um ganho real de tempo e escalabilidade, transformando o desafio logístico dos mercados tradicionais em um fluxo de receita otimizado e de baixo atrito operacional”, explica.
Diante dos benefícios deste modelo de negócio, Pena listou quatro motivos para empreender neste segmento em 2026:
1. Mais flexibilidade e qualidade de vida
Negócios que não exigem a presença física do empreendedor diariamente trazem mais liberdade à rotina e, consequentemente, um aumento expressivo na qualidade de vida. “Como não é necessário estar em um ponto fixo para controlar as demandas do trabalho, o empreendedor pode trabalhar de forma remota, deixando a necessidade de estar presencialmente nos pontos de venda nos horários mais convenientes para ele. Assim, fica mais fácil incorporar hábitos saudáveis no dia a dia e conquistar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, destaca o executivo.
2. Tendência de consumo
A busca por experiências de compra rápidas, fluidas e que se encaixem na rotina acelerada é a principal tendência que sustenta este setor. “Hoje, o consumidor está mais exigente, atento às inovações e busca, prioritariamente, praticidade e agilidade. Os minimercados autônomos entregam soluções eficientes e com formas de pagamentos totalmente automatizadas, elementos cruciais para que empreendedores possam se destacar neste cenário competitivo”, explica.
3. Potencial de crescimento e desenvolvimento
Como esse tipo de negócio demanda baixo investimento inicial e alto potencial de crescimento, iniciar um negócio autônomo é mais acessível para empreendedores de primeira viagem. “Muitos desses modelos de negócios, atuam no modelo de franquia, e facilitam a abertura de novas unidades, com possibilidade de parcelamento da taxa de franquia, por exemplo. Dessa maneira, ampliam-se as redes de lojas, disponibilizando comodidade para uma maior parcela de clientes, ou seja, um benefício mútuo”, avalia Pena.
4. Disponibilidade 24h por dia, 7 dias por semana
Além de atender à demanda por agilidade, em que as compras podem ser realizadas a qualquer hora, esse formato inovador capitaliza a preferência do cliente por meio de eficiência tecnológica, tornando a experiência de compra cada vez mais personalizada. “Essa eficiência operacional não apenas atrai novos públicos, mas também é um fator chave para a fidelização, criando um diferencial competitivo sólido e sustentável no varejo moderno, o que entrega um negócio duradouro para o empreendedor”, conclui.
Sobre a Minha Quitandinha
A Minha Quitandinha é uma startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo. Fundada em 2020, em Balneário Camboriú (SC), a rede de franquias funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sem intermediários para a realização das compras, com o propósito de proporcionar conveniência, qualidade e segurança a complexos residenciais ou comerciais. Como potencializador de fidelização, passa a explorar um novo conceito: o mercado de superproximidade, que aposta no protagonismo do consumidor e no investimento constante em tecnologias de ponta para oferecer um atendimento cada vez mais assertivo e personalizado. Em 2025, a Minha Quitandinha anunciou a fusão com a Onii, formando a nova gigante do varejo autônomo.

