
Créditos: Divulgação
22-09-2025 às 09h12
Sérgio Moreira*
A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais promove até 30 de outubro, no setor Hemeroteca Histórica, a exposição “Cavaleiros de um íntimo apocalipse em prosa e verso: 20 anos do monumento Encontro Marcado”, uma homenagem a quatro grandes escritores mineiros: Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos e Hélio Pellegrino, bem como à literatura produzida por eles. O evento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Hemeroteca Histórica da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade, nº 21, 3º andar. Informações: (31) 2128-8234.
De acordo com um dos organizadores da mostra, Pedro Paulo Germano, a exposição nasceu inspirada na célebre escultura de Léo Santana, “Encontro Marcado”, confeccionada em bronze, em tamanho natural, que ajudou a imortalizar o grupo.
“Mais que uma homenagem, a exposição convida o público a revisitar esse universo de afetos, ideias e palavras. Por meio de livros, manuscritos, imagens, registros de imprensa e outros materiais de época, o visitante é levado a percorrer tanto a trajetória individual de cada autor quanto o espírito coletivo que os unia”, explica Germano.
Ainda segundo o organizador, “os quatro cavaleiros do apocalipse, como foram carinhosamente apelidados, formaram um dos encontros mais memoráveis das letras mineiras e da cultura brasileira”.
Monumento Encontro Marcado: 20 Anos -Em 11 de outubro de 2005 foi inaugurada, na Praça da Liberdade, pelo então governador Aécio Neves, o monumento “Encontro Marcado”, nome inspirado em um dos livros do autor Fernando Sabino, com estátuas em tamanho real em bronze produzida pelo artista plástico Leo Santana, um marco que compõe o Circuito Cultural da Praça.
Em outubro de 2007, após passar por restauração, o monumento ganhou então novo local ainda mais oportuno: a entrada do prédio histórico de um dos equipamentos culturais mais antigos da Praça da Liberdade: a Biblioteca Pública Estadual. Hoje, as estátuas chamam atenção dos visitantes, que as têm como cenário para fotografia e recordação da importância do da literatura mineira e do Circuito Cultural em Belo Horizonte.
Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Instagram: @sergiomoreira63
Informações para a coluna: sergio51moreira@bol.com.br