
13 de maio, dia de celebrar a liberdade de nossos irmãos - créditos: divulgação
Getting your Trinity Audio player ready...
|
13-05-2025 às 16h00
Direto da Redação – autor Soelson Barbosa
O ano era 1888, o dia era 13 de maio e o jornal Diário de Minas, dentre vários eventos ocorridos no mundo e no Brasil, em Minas Gerais, foi testemunha ocular, especialmente, desse dia em que ocorreu a abolição da escravidão com publicação da Lei Áurea assinada pela princesa regente Isabel.
O Diário de Minas, nascido em Ouro Preto pelas mãos do comerciante J.F. Castro com a colaboração de escritores e poetas, dentre eles Raul Pompeia, após sua criação em 1866 começou a circular por toda Minas Gerais em lombo de burros, chegando até mesmo no Rio de janeiro e em São Paulo.
A principal bandeira do jornal, àquela época, era a defesa da abolição da escravatura, aproveitando-se da importância de ser o primeiro jornal diário da província e de sua alta credibilidade.
Hoje o Diário de Minas Online comemora esta data com muita satisfação porque viajou no tempo até agora, por mais de um século e meio, e já ambientado no mundo da internet, entendendo de algoritmos, redes sociais e inteligência artificial, coisas inimagináveis para aquela época, pode afirmar para seus leitores, colaboradores, Colunistas, Cronistas e Comentaristas que, está de volta para o futuro com mais de 2,5 milhões de leitores e mais de 6 milhões de visualizações.