“Quando setembro vier” – até parece título de filme – o Diário de Minas completa 1 ano no ar
É importante termos ocupado este espaço em tão pouco tempo. Isso denota a necessidade dos leitores de uma publicação como a nossa, na qual não se lê matéria de conteúdo violento.
26-08-2023 às 12:30h
Direto da Redação
Este Diário de Minas virtual vai completar um ano no ar, dia 20, quando setembro vier. Mas quem é desta geração de viventes sabe que o DM existe como título de jornal impresso desde 1866, nascido em Ouro Preto, quando aquela bela cidade mineira era a capital.
É importante para nós da equipe deste jornal ter ocupado este espaço virtual, com a observância dos leitores, em tão pouco tempo, o que denota claramente a necessidade que têm de uma publicação como a nossa, na qual não se lê matéria de conteúdo violento.
Os anos de experiências vividas diariamente nos levou à reflexão e também a expor a mão à palmatória, como se diz, porque assim como um bom exemplo tem o condão de estimular pessoas propensas às práticas positivas, o contrário é a mesma coisa. As patologias estão às soltas. A nossa percepção é a de que os leitores não querem mais publicação que se pudesse ser torcida, dela escorria sangue.
De novo, a experiência no Jornalismo nos diz, os jornais podem contribuir bastante para ajudar a melhorar as gentes humanas por meio de notícias sem cunho violento. Ao veicular notícias negativas absorvidas por quem possui alguma patologia, o espírito de imitação vem e assim se constrói uma cidade, antes exemplar, um Estado e um Brasil tal e qual a realidade que se nos apresenta.
Na atualidade, estamos ainda pagando para ver as mudanças climáticas em curso, com os fenômenos naturais acontecidos em toda parte do globo e principalmente, aqui, em Minas Gerais. Em pleno o que seria inverno, de repente vêm uns dias quentes e logo depois a temperatura cai bruscamente.
O DM, desde sempre, e durante esse quase um ano no ar como jornal virtual, por vezes chamou a atenção das autoridades para as questões relacionadas com a preservação do ambiente inteiro e não pelas metades, como ainda vem sendo feito.
Literatura a respeito do que de pior nos espera há para alertar se não assumirmos uma prática ambiental compatível com a gravidade dos problemas climáticos que dizem respeito a todos nós. Se no inverno faz calor, esperar o que do verão?
O problema mais grave está relacionado com a água. Para que os nossos rios continuem vivos, as chuvas são imprescindíveis nas cabeceiras para fazê-los correr a fim de abastecer os reservatórios, o fornecimento de energia gerada pelas hidrelétricas, e assim por diante.
A par disso, é importante dizer, nós do DM estamos cumprindo com a nossa parte. Os nossos colóquios com os leitores estão sempre recheados de reflexão, opinião, comentário, comprovado pelo nível dos nossos colunistas.
Para resumir em poucas palavras, o Jornalismo praticado pelo DM não tem paralelo. Cuidamos com o merecido carinho, do Estado de Minas Gerais, fazendo jus ao nosso título. Se houver algum tema nacional ou internacional relacionado com Minas, será noticiado.
Entretanto, é bom reforçar, estamos ocupados com o bem-estar dos mineiros, essa gente síntese do Brasil, e o desenvolvimento do nosso território enquanto Estado.
Que venha o primeiro ano, atrelado aos muitos vislumbrados nas linhas do nosso belo horizonte (Foto).
*Editor Geral do EM